Como Cultivar Rosas à partir da semente

Adubos químicos usados em roseiras
23 de nov. de 2016
Ofertas de Natal que vão realçar a beleza do seu jardim!
5 de dez. de 2016
Exibir tudo

Como Cultivar Rosas à partir da semente

Parte 1

Cultivar rosas à partir de sementes pode ser um desafio, já que a maioria das sementes coletadas muitas vezes pode não germinar, independentemente do seu esforço. Felizmente, a maioria das roseiras produz uma grande quantidade de sementes em seu fruto, por isso não é tão necessário se preocupar com a quantidade de sucesso obtido. Lembre-se de que as plantas podem ter a aparência ou demais características diferentes da planta-mãe, principalmente se esta for uma híbrida resultante do enxerto de duas variedades.

Colhendo sementes

Deixe o fruto se desenvolver, deixando flores mortas na planta. As flores são geralmente polinizadas por insetos, e algumas variedades fazem a autopolinização, portanto, não há necessidade de polinização manual, a menos que se queira produzir plantas específicas. Deixe as flores na roseira sem retirá-las. Depois que elas murcharem, pequenos frutos irão se desenvolver em seu lugar.

Nota: As sementes que forem colhidas poderão se transformar em uma planta com características diferentes. Isso pode ocorrer se forem de uma variedade híbrida, ou se a rosa tiver sido polinizada com um pólen de uma espécie diferente, existente nas proximidades.

Remova os frutos que estiverem maduros. Os frutos de rosa, a princípio, são pequenos e verdes e mais tarde mudam de cor à medida que crescem, até ficarem completamente vermelhos, laranjas, marrons ou roxos. Você pode colhê-los neste ponto, ou esperar até que comecem a secar, ficando enrugados. Não espere até que estejam totalmente secos e marrons, pois desta forma as sementes dentro dos frutos podem ter morrido. [1]

Abra o fruto e retire as sementes. Corte-o com uma faca, revelando as sementes dentro dele. Retire as sementes usando a ponta da faca ou outro utensílio.

O número de sementes em cada fruto varia muito conforme a espécie da rosa. Pode haver apenas algumas sementes dentro do fruto, ou dezenas.

Limpe restos de polpa nas sementes. Se houver restos de polpa nas sementes, a germinação pode ser atrapalhada. Para retirar a polpa de maneira rápida, coloque as sementes em uma peneira ou malha, lavando-as em água corrente e esfregando-as contra a peneira.

Materiais Necessários

  • Água
  • Folhas de papel toalha (veja outras alternativas acima)
  • Frutos ou sementes de rosas

Fontes e Citações

  1. http://pt.wikihow.com/Cultivar-Rosas-a-Partir-da-Semente
  2. http://www.simplegiftsfarm.com/growing-roses-from-seed.html
  3. http://www.using-hydrogen-peroxide.com/gardening-with-hydrogen-peroxide.html
  4. http://www.reneesgarden.com/articles/rose-lav.html
  5. http://www.gardeningknowhow.com/ornamental/flowers/roses/growing-roses-from-seed.htm
  6. http://www.reneesgarden.com/articles/rose-lav.html
  7. http://www.reneesgarden.com/articles/rose-lav.html
  8. http://www.reneesgarden.com/articles/rose-lav.html
  9. http://www.heirloomroses.com/care/shade-tolerant-roses/
  10. http://blog.al.com/good-things-growing/2013/07/rose-of-sharon.html
  11. http://blog.al.com/good-things-growing/2013/07/rose-of-sharon.html
  12. http://home.roadrunner.com/~kuska/floattest.htm

Assine nossa Newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *