Parte 1
Cultivar rosas à partir de sementes pode ser um desafio, já que a maioria das sementes coletadas muitas vezes pode não germinar, independentemente do seu esforço. Felizmente, a maioria das roseiras produz uma grande quantidade de sementes em seu fruto, por isso não é tão necessário se preocupar com a quantidade de sucesso obtido. Lembre-se de que as plantas podem ter a aparência ou demais características diferentes da planta-mãe, principalmente se esta for uma híbrida resultante do enxerto de duas variedades.
Colhendo sementes
Deixe o fruto se desenvolver, deixando flores mortas na planta. As flores são geralmente polinizadas por insetos, e algumas variedades fazem a autopolinização, portanto, não há necessidade de polinização manual, a menos que se queira produzir plantas específicas. Deixe as flores na roseira sem retirá-las. Depois que elas murcharem, pequenos frutos irão se desenvolver em seu lugar.
Nota: As sementes que forem colhidas poderão se transformar em uma planta com características diferentes. Isso pode ocorrer se forem de uma variedade híbrida, ou se a rosa tiver sido polinizada com um pólen de uma espécie diferente, existente nas proximidades.
Remova os frutos que estiverem maduros. Os frutos de rosa, a princípio, são pequenos e verdes e mais tarde mudam de cor à medida que crescem, até ficarem completamente vermelhos, laranjas, marrons ou roxos. Você pode colhê-los neste ponto, ou esperar até que comecem a secar, ficando enrugados. Não espere até que estejam totalmente secos e marrons, pois desta forma as sementes dentro dos frutos podem ter morrido. [1]
Abra o fruto e retire as sementes. Corte-o com uma faca, revelando as sementes dentro dele. Retire as sementes usando a ponta da faca ou outro utensílio.
O número de sementes em cada fruto varia muito conforme a espécie da rosa. Pode haver apenas algumas sementes dentro do fruto, ou dezenas.
Limpe restos de polpa nas sementes. Se houver restos de polpa nas sementes, a germinação pode ser atrapalhada. Para retirar a polpa de maneira rápida, coloque as sementes em uma peneira ou malha, lavando-as em água corrente e esfregando-as contra a peneira.
Materiais Necessários
Fontes e Citações