Como Cultivar Rosas: plantando as sementes

Como Cultivar Rosas: germinando sementes
8 de dez. de 2016
Boas Festas!!!
23 de dez. de 2016
Exibir tudo

Encha um recipiente com uma mistura de solo adequada para germinação de sementes. Se colocá-las em pequenas bandejas para mudas, fica mais fácil cuidar de todas de uma só vez. É também possível usar copos de plástico com um furo na parte inferior, para conseguir ver o crescimento das raízes de modo mais fácil.

Não é recomendável o uso de solo comum, uma vez que não drenam o suficiente e, assim, as raízes das mudas podem apodrecer.

Plante as sementes. Algumas sementes compradas em lojas podem ser plantadas imediatamente. Se germinar as suas próprias, como descrito acima, plante-as assim que surgirem brotos. Plante-as com o broto voltado para baixo, já que esta é a sua raiz. Cubra-as levemente com terra, a cerca de 6 mm de profundidade. Deixe um espaço de, pelo menos, 5 cm de distância entre cada uma, para minimizar a competição.

As sementes germinadas devem se tornar mudas em uma semana. Sementes compradas em lojas, não necessitam de estratificação caseira e podem levar algumas semanas para brotar. As que não forem estratificadas, seguindo o processo descrito acima, podem levar entre dois e três anos até que se tornem mudas.

Mantenha as mudas em solo quente e úmido. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Uma temperatura de 16 a 21ºC é ideal para a maioria das variedades de rosas. As mudas normalmente se desenvolvem quando expostas a seis horas ou mais de sol por dia, mas, se quiser, pesquise para ter uma ideia das preferências da sua espécie.

Saiba o momento mais apropriado para fazer o transplante das mudas. As duas primeiras folhas visíveis são geralmente folhas cotilédones, ou seja, brotadas a partir das sementes. Quando a muda tiver desenvolvido várias “folhas verdadeiras”, com uma aparência típica de folha de roseira, é mais provável que sobreviva ao transplante. O transplante também é mais fácil no inverno ou início da primavera, e não no auge da estação de crescimento.

Pode ser uma boa ideia transplantar as mudas logo ao notar a raiz da planta bem desenvolvida, tomando todo o recipiente.

Não faça o transplante até o final da última geada.

Transplante para um vaso maior ou direto no jardim.

Quando decidir transplantá-la, espere pelo clima frio, nublado ou início da noite, que é quando a planta perde menos água. Umedeça a muda, mantendo o solo ao seu redor compacto. Cave um buraco no local escolhido, que seja grande o suficiente para caber a raiz e, em seguida, remova a muda com sua raiz e toda a terra ao redor dela. Transfira esta muda com o solo para o novo local, enchendo o restante do buraco com terra adubada, se o solo do jardim for de baixa qualidade. Regue com abundância após o transplante.
Tente plantá-la na mesma profundidade de antes. Não cubra nenhuma parte da haste que estiva anteriormente acima do solo.

Cuide de suas rosas. Quando as mudas transplantadas ficarem com um aspecto saudável de novo, comece a regar normalmente. Adube algumas vezes, durante a estação quente de crescimento, para ajudar a sua planta a crescer e florescer, seguindo corretamente as instruções dos fertilizantes. Mas lembre-se, algumas variedades de rosas não florescem durante o primeiro ano de vida.

Materiais Necessários
Frutos ou sementes de rosas
Solo apropriado para germinação

Fontes e Citações:

  1. http://www.gardeningknowhow.com/ornamental/flowers/roses/growing-roses-from-seed.htm
  2. http://www.reneesgarden.com/articles/rose-lav.html
  3. http://www.reneesgarden.com/articles/rose-lav.html
  4. http://www.reneesgarden.com/articles/rose-lav.html
  5. http://www.heirloomroses.com/care/shade-tolerant-roses/
  6. http://blog.al.com/good-things-growing/2013/07/rose-of-sharon.html
  7. http://blog.al.com/good-things-growing/2013/07/rose-of-sharon.html
  8. http://home.roadrunner.com/~kuska/floattest.html

Assine nossa Newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *