Conheça a Rainha das Flores: As Rosas Colombianas

Pesquisadores levam sete anos para desenvolver uma nova rosa
13 de jan. de 2017
Em breve nosso loja virtual
15 de fev. de 2018
Exibir tudo

Conheça a Rainha das Flores: As Rosas Colombianas

Fonte: Giuliana Flores

A rosa é considerada a rainha das flores, a espécie que melhor representa o amor, a paixão e o romance. As primeiras referências ao seu cultivo vêm do continente asiático e datam de pelo menos três mil anos antes de Cristo. Mas há registros de fósseis de rosas com cerca de 35 milhões de anos.

Há quem diga que, por serem associadas ao amor e à sedução, pétalas de rosas vermelhas teriam sido jogadas no caminho que Marco Antônio usaria para chegar até a rainha egípcia, Cleópatra. E entre todos os tipos de rosas, uma espécie reina soberana sobre todas as outras: as rosas colombianas.

Características da Rosa Colombiana

As flores cultivadas no país apresentam tamanho ampliado e perfumes e cores mais intensas que as produzidas em outros locais. Alguns botões chegam a medir 11 cm, mais que o dobro das espécies encontradas em outras partes do mundo, fazendo-as serem apreciadas em vários países. Por seu tamanho maior e sua excelente duração, as rosas colombianas vêm sendo muito usadas na decoração de ambientes, buquês de flores e nos mais diversos tipos de arranjos florais.

Produzidas na região Sabana, localizada perto da capital, Bogotá, as rosas colombianas podem ser encontradas em várias cores: branca, rosa, vermelha, lilás, amarela e até laranja. Elas também costumam durar três semanas, muito mais tempo que os outros exemplares da espécie.

A popularidade desse tipo de rosa no Brasil é tamanha que já existem tentativas de cultivo de variedades similares em terras nacionais. As flores produzidas na Serra de Ibiapaba, que fica entre os estados do Ceará e do Piauí, já conseguem chegar a nove centímetros de diâmetro, três centímetros a mais em relação ao tamanho das rosas tradicionais.

O segredo das rosas colombinas

As rosas colombianas são plantadas em terrenos demais de dois mil metros de altitude e recebem constante iluminação solar. A luminosidade intensa sobre as rosas torna as suas cores mais vivas em relação às cores das flores cultivadas em condições normais.

Em tal altitude, a temperatura também é mais baixa, ficando por volta dos 15 graus, condição ideal para o cultivo, pois o frescor natural do ambiente impede que os botões se abram precocemente e permite que eles cresçam mais. Por isso, as rosas da Colômbia apresentam em média o dobro do tamanho de rosas comuns – cerca de 11 centímetros de diâmetro.

Controle de Qualidade

Além das condições climáticas, as características singulares das rosas colombianas também têm relação com o rigoroso controle de qualidade pelo qual elas passam desde seu plantio até o cultivo. Como geralmente são comercializadas em outros países, como aqui no Brasil, até o processo de transporte e conservação exige condições favoráveis para manutenção de sua beleza.

Geralmente, as rosas colombianas são plantadas em estufas de plástico transparente que retêm a umidade e evita pragas. Elas são colocadas a uma altitude de 2.600 m, em solo de origem vulcânica que são considerados extremamente férteis. Essas regiões apresentam grande luminosidade e temperatura em torno de 15°C, portanto, com clima fresco que retarda a abertura dos botões. Enquanto a iluminação mais intensa favorece a vivacidade das cores, o desenvolvimento lento da flor propicia botões maiores.
Em seguida, as rosas colombianas embaladas cuidadosamente, individualmente e depois encaixotadas devidamente. O transporte é feito em caminhões e aviões, a 2°C e são mantidas refrigeradas a essa mesma temperatura para serem comercializadas.

Quando presentear com rosas colombianas

As rosas colombianas são ideias para encantar as pessoas mais importantes de sua vida em diversas ocasiões, principalmente nas especiais. Como estão disponíveis em diversas cores, também são muito utilizadas para representar diferentes sentimentos. Entre eles, podemos destacar a paixão pela pessoa amada que exala dos tons vermelhos, o amor sublime e puro das rosas e lilás, e os desejos de alegria e felicidade a quem se quer bem, representados pelas amarelas.

Oferecer as rosas colombianas é sempre uma forma de demonstrar sentimentos nobres de uma forma sofisticada. Quando são dispostas dentro de vasos de cerâmica e vidro, o presente fica ainda mais elegante e quem as recebeu pode utilizá-las para decorar algum ambiente da casa, relembrando em todos os momentos do remetente.

Assine nossa Newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *